É possível identificar padrões que ajudam a entender motivos de negócio às vezes não ir para a frente.
Muitas pessoas desejam empreender, mas acabam enfrentando obstáculos ao longo do caminho. É importante sempre estar preparado para superar cada um deles e viabilizar o sucesso do seu negócio.
Pensando nisso, o presidente e fundador da Associação Nacional dos Inventores (ANI), Carlos Mazzei, aprendeu a identificar padrões que ajudam a entender motivos de um negócio às vezes não ir para a frente. Confira:
1) Pouca pesquisa
Você pode achar sua ideia genial de início. Segundo Mazzei, o passo seguinte a esta cena comum a empreendedores deve ser fazer uma pesquisa para descobrir se a tal “ideia genial” é, de fato, nova. “Há casos em que chegam a tentar colocar projetos de negócios e produtos no mercado como se fossem inovadores quando há alternativas semelhantes disponíveis há anos”, diz ele.
2) Descaso com propriedade intelectual
O ideal é que os novos conceitos dos negócios estejam legalmente resguardados antes de divulgá-los. “Tem sido um caso recorrente com aplicativos: os criadores levam a feiras em busca de parceiros e, meses depois, surgem várias cópias”, explica o presidente da ANI. Ainda que a lei brasileira não permita registrar a ideia de um app, uma alternativa é fazer isso na agência americana de propriedade intelectual, a Copyright Office. “Já fizemos esse procedimento com pelo menos 300 aplicativos na Associação”, conta Carlos.
3) Falta de timing e target
A hora de expandir ou concretizar uma empresa por meio de aporte externo é crucial e isso não pode ser feito de forma afobada. Pelo contrário, é essencial ser consciente do atual estágio de desenvolvimento da ideia e das suas perspectivas no mercado e buscar funding apenas quando esse cenário for promissor. Também é imprescindível garantir que os parceiros prospectados para participar do empreendimento estejam alinhados com seus valores e o futuro almejado, assim como saber com precisão o montante desejado para o investimento.
4) Direção indefinida
Se você não souber onde quer chegar com uma ideia, dificilmente saberá o caminho a percorrer. O ideal é lançar o negócio já pensando em expansão , em franqueá-lo, atrair investidores ou mesmo em vendê-lo após atingida certa maturidade. “E é preciso renovar constantemente esse propósito. Cansei de ver ideias maravilhosas que não decolam porque seus criadores não têm tino para a parte comercial. Se não encontrou o sócio ideal que complemente essa característica, passar adiante é uma boa opção”, comenta Mazzei.
Fonte: IG – Economia
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