Skip to main content Skip to search
Como elaborar o seu planejamento de negócios para 2021

Como elaborar o seu planejamento de negócios para 2021

O planejamento de negócios para 2021 é um assunto que já está na mente dos empresários desde Dezembro do ano passado, contudo, a maioria ainda não conseguiu terminar.

São muitos detalhes que devem ser pensados diante do cenário atual de pandemia, por isso, é essencial conhecer todos os desafios e também, descobrir novas oportunidades que o novo normal poderá trazer.

Naturalmente existe muita insegurança no mercado. Todavia, é necessário elaborar um projeto compatível com os objetivos da empresa mesmo diante das incertezas.

O que é preciso para fazer um bom planejamento de negócios para 2021?

Antes de começar, é preciso fazer algumas análises de toda a empresa, dessa forma, é possível estabelecer as etapas que devem ser seguidas.

Os setores a serem avaliados são:

  • Vendas – Estude com cautela as métricas da empresa do ano anterior e à partir desses números, defina as metas para esse ano;
  • Tributário –  A definição do regime tributário é responsável pela estrutura de toda a parte fiscal. Avalie se a empresa precisa alterar algo para começar a recolher impostos de uma forma mais viável para o negócio. O contador pode ajudar nessa missão.
  • Financeiro – Controlar as entradas, saídas, fluxo de caixa e demais informações financeiras do negócio é  a melhor forma para conseguir analisar onde se pode cortar custos e fazer novos investimentos.
  • Operacional – Organização de controle de insumos e gestão de pessoas entram nessa etapa;

Depois de analisar essas questões, é necessário começar o planejamento de negócios para 2021 definindo quais são os objetivos da empresa a médio e longo prazo.

3 Etapas necessárias para colocar em prática

Você já analisou todos os setores da empresa e fez as anotações necessárias, ademais, definiu as metas. Então, agora é hora de colocar a mão na massa, então, siga os passos seguintes:

Identifique as limitações do negócio

Essa avaliação é importante para evitar que o projeto comece de forma errada. Toda a empresa possui gargalos que podem comprometer os objetivos, portanto, comece analisando os fornecedores, se conseguem entregar os insumos em tempo hábil.

Analise se os setores da empresa estão bem alinhados e tem boa comunicação, e principalmente, se os processos estão sendo executados da maneira devida.

Compras, setor de venda, marketing, pós venda, estoque e logística precisam estar em sintonia, caso contrário, nenhum planejamento de negócios será bem sucedido.

Identificando o que pode dar errado, é mais fácil encontrar soluções para resolver antes que haja prejuízos para a empresa.

Avalie o comportamento do consumidor

Onde o seu potencial cliente está? Onde ele mais compra? Por que ele compra?

Com tantas mudanças tecnológicas, o modo de comprar também ganhou novos formatos. Agora, a maioria das pessoas gostam de comprar através de redes sociais, sites e até mesmo Whatsapp.

Dentro do planejamento de negócios para 2021, as empresas precisam estar preparadas para atender o consumidor em todos esses meios, caso contrário perderão mercado.

O gestor precisa ficar atento às novas ferramentas de comunicação para oferecer um atendimento mais pessoal e fazer com que os clientes se sintam à vontade.

Esteja sempre onde o cliente está e tudo vai dar certo.

Faça uma boa gestão de pessoas

Os colaboradores são o coração do negócio, por isso, eles precisam ser o centro das atenções de qualquer gestor. Ter uma boa equipe faz toda a diferença para conseguir atingir as metas.

Cuidado com grandes metas, é importante dividir para não se assustar, é fundamental também saber ouvir sugestões de melhorias e ficar atento ao clima organizacional para garantir um ambiente harmônico de trabalho.

Seja um incentivador de pessoas, dessa forma será muito fácil conquistar o que foi acordado no planejamento de negócios para 2021.

 

 

Autor: Fabio Favari
Fonte: Portal Contábil

 

 

Romanini Contabilidade – Consultoria e Assessoria – Pessoa Física e Jurídica
Entre em contato conosco pelo tel.: 11 3991 9517 ou através do nosso Formulário de Contato

 

 

 

Fale algo…