Todos os parâmetros normais foram alterados, por isso, é preciso planejar novamente o que vai ocorrer até o fim do ano.
O plano de negócios é um guia com todas as informações de uma empresa e que ajuda a planejar os caminhos para o sucesso de quem deseja empreender. Ele permite mensurar riscos, avaliar alternativas e evitar decisões erradas.
Quando falamos de empreendedorismo, esse é um dos temas mais buscados para pesquisa. Artur Motta, professor de empreendedorismo e marketing da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), explica que fazer um planejamento adequado antes de empreender é como organizar uma viagem de férias para um lugar desconhecido.
“É imaginar e prever situações futuras, se preparando para montar um cronograma de ações e tomar decisões com os recursos disponíveis”, explica Motta.
O especialista também ressalta que não adianta deixar para pensar nas respostas quando o negócio já começou.
“Um bom plano é um documento que prepara o empreendedor para estruturar a empresa. Com ele, o negócio vai ter mais chances de sobreviver e ter sucesso”, afirma David Kallás, coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper.
Montando um plano de negócios
Para montar o plano de negócios é preciso estudar o mercado e montar um documento com informações detalhadas sobre a empresa, e mantê-lo atualizado. Esse relatório vai ajudar na solução dos problemas que possam surgir.
“A falta de planejamento prévio é uma das principais causas de mortalidade das empresas”, afirma Wilson Poit, diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) em entrevista ao G1.
De acordo com Poit, um plano de negócios é composto pelos seguintes itens:
1 – Ramo de atividade: Conhecer o setor que vai atuar e definir produtos. É importante responder às perguntas: Qual problema seu negócio vai resolver? Como isso será feito?
2 – Análise de mercado: Listar quem são os possíveis clientes, concorrentes e fornecedores. Para isso, é preciso conversar com muita gente, visitar a concorrência, participar de eventos e buscar informação.
3- Plano de marketing: É o conjunto de ações para divulgar um produto ou serviço. “Isso pode ser telefonando para os amigos, mandando mensagens por WhatsApp, pela internet. Costumo dizer que tudo que não é divulgado não existe”, afirma Poit.
4 – Plano operacional: Informações sobre tudo o que é preciso para fazer o negócio acontecer: localização, equipamentos, estimativa de tamanho, quantos funcionários são necessários.
5 – Plano financeiro: Noção de quanto investir para começar a empresa e uma estimativa de custos nas primeiras semanas, primeiros meses. Precisa listar também quais são as despesas para fazer um fluxo de caixa.
6 – Análise de cenários: É importante conversar com outros empreendedores e com pessoas que admira, para saber que caminhos seguir e que alternativas adotar. “Para abrir qualquer negócio e pensar em um plano, o empreendedor precisa saber qual é o seu diferencial. O cliente só vai comprar se ele tiver uma diferença em relação aos concorrentes. Pode ser o jeito de atender, de embrulhar o produto, de entregar, pode ser a marca, a qualidade”, explica Poit.
7 – Avaliação do plano: Depois de ter todas as informações anteriores, é hora de avaliar cada detalhe e colocar o plano em prática.
Confira outras dicas importantes, segundo os especialistas:
- Revise o plano constantemente. Se tiver novas informações, ele deve ser atualizado o mais rápido possível;
- Use essas informações no dia a dia do seu negócio.
- Cuidado com o otimismo exagerado. “É perigoso acreditar que sua visão é uma verdade absoluta, sem testar as premissas do plano de negócios”, orienta Motta, da Fecap;
- Estude muito o mercado, converse com pessoas de diversas áreas, junte informação, pesquise negócios semelhantes e concorrentes. “Conversar com quem já está estabelecido em um negócio é surpreendente, porque a receptividade de outros empresários, na maioria das vezes, é muito boa e daí saem informações importantes”, diz Kallás, do Insper;
- Teste diversas vezes as hipóteses utilizadas;
- Planos de negócios em cenários muito competitivos ou em operações mais complexas devem conter um maior volume e detalhamento de informações.
- Mudanças pós pandemia
- O plano de negócios tem que ser reavaliado sempre, principalmente em momentos de crise. Se a ideia de um negócio já existia antes da pandemia do coronavírus, ele precisa ser revisto.
Mudanças pós-pandemia
O plano de negócios tem que ser reavaliado sempre, principalmente em momentos de crise. Se a ideia de um negócio já existia antes da pandemia do coronavírus, ele precisa ser revisto.
“As premissas de negócios mudaram e elas devem ser reavaliadas aos poucos. Estamos entrando em uma nova normalidade e a dinâmica empresarial começa a ser retomada. Alguns empresários podem avançar nos seus planos, fazendo revisões. Outros podem chegar à conclusão de que ainda não é o momento para avançar com um investimento. Tudo vai ser diferente pós pandemia”, alerta Motta.
Fonte: Portal Contábil
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