Só em 2016, 771.801 mil contribuintes caíram na malha fina. Estas dicas podem te ajudar a não entrar nesta lista na sua primeira vez.

Dicas e esclarecimentos:

O que é?
Imposto de Renda, mais conhecido como IR, é o imposto que o governo cobra sobre os ganhos das pessoas. Isso inclui salários, aluguéis, prêmios de loterias, etc… O valor depende exclusivamente da renda.

Você precisa mesmo pagar?
Em 2017, é obrigatória a declaração de todos que tiveram um valor total acima de R$ 28.559,70 no período de 2016. Caso você não se enquadre nessa categoria, você estará isento.

Quais documentos são necessários?

  • Informes de Rendimentos: salários, pró-labores, aposentadoria ou pensão do INSS, informações sobre investimentos e aluguéis recebidos.
  • Bens e Direitos: informações sobre compra ou venda de imóveis, veículos, posses diversas e extratos de contas bancárias. Comprovantes de Despesas: recibos ounotas que comprovem gastos com educação e saúde.
  • Outros: comprovantes de dívidas contraídas ou pagas, informe de pensão alimentícia, comprovantes de doação ou herança e apurações mensais de ganhos com compra e venda de ações.

Faça o download:
O programa disponibilizado pela receita federal tem uma interface amigável e amplas opções de ajuda. Mas isso não significa que você não deva ter cuidado redobrado na hora de preencher os campos. Fique especialmente atento com pontos, vírgulas e valores dos centavos. Outro erro bastante comum aos marinheiros de primeira viagem é confundir Bens e Direitos (bens de valor como imóveis ou veículos) com rendimentos tributáveis (rendimentos do trabalho).

Download do Programa IRPF

Fique de olho no prazo
Anote essa data e não esqueça: o prazo final para a entrega da declaração deste ano é dia 28 de abril, uma sexta-feira.
Pode parecer uma tarefa complicada, mas o importante é não desanimar. É muito importante não ficar com dúvidas, portanto não hesite em tirá-las com pessoas mais experientes no assunto. Outra dica que pode facilitar muito sua vida, principalmente nos próximos anos, é adquirir um Certificado Digital, que facilita e agiliza muito o processo de declaração.

Inovação no acesso
Usar o Certificado Digital pelo celular pode trazer diversos benefícios para os contribuintes, com o uso do Certificado Digital o contribuinte terá apenas que alterar, se necessário, os dados de despesas e deduções. Isso porque, o Certificado Digital possibilita, por meio da garantia do sigilo fiscal, que o titular receba todas as informações da base da Receita vinculadas ao seu CPF. Basta clicar na opção Declaração Pré-Preenchida disponível no site da Receita (e-Cac) e pronto. Desta forma, diminuem as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina.

Fonte: Certisign

Precisa de ajuda para fazer o seu IRPF?
Entre em contato conosco pelo tel.: 11 3991 9517 ou através do nosso Formulário de Contato.